Saúde​

Entenda como cuidar da pelve feminina para evitar doenças inesperadas

3 Dec, 2024
Mulher sentada com as pernas em posição de borboleta em tapete de ioga
Ensinamos 3 dicas para fortalecer a pelve feminina e os benefícios de uma região pélvica saudável. 
 
Você já deve ter ouvido falar da importância de fortalecer a região pélvica, especialmente para quem é mulher. A pelve feminina é uma área do corpo fundamental para sustentar vários órgãos e evitar doenças.  
 
Por isso, entender como funciona a anatomia dessa parte do corpo, saber o que é a pelve feminina e, o principal, como cuidar dela, pode trazer muitos benefícios, prevenir doenças e proporcionar mais qualidade de vida como um todo. Vamos juntas entender mais sobre o assunto?  
 
A gente te conta tudo sobre a pelve feminina e traz algumas dicas para manter essa região forte e saudável. 
 

Conheça a anatomia pélvica feminina

 
Você sabe onde fica a pelve feminina? Basicamente, estamos falando de uma estrutura óssea que abriga órgãos importantes, como o útero, ovários, bexiga e parte do intestino.  
 
Essa região é suportada pelo períneo e pelo assoalho pélvico, que são os grandes responsáveis por sustentar os órgãos pélvicos.  
 
Essa sustentação é o que faz você conseguir manter o controle sobre funções essenciais, como segurar aquela vontade de ir ao banheiro, evitar escapes de xixi e a evacuação.  
 

Qual a importância da pelve feminina na prevenção de doenças?

 
A pelve feminina é superimportante na prevenção de várias doenças. Ter a região fortalecida e saudável, principalmente o assoalho pélvico e o períneo, é o que vai ajudar a evitar condições bem comuns com o avanço da idade, como a incontinência urinária de urgência e os prolapsos dos órgãos pélvicos. 
 
Ou seja, uma pelve forte é sinônimo de saúde e fundamental para manter a qualidade de vida da mulher. Muitas pessoas não fazem ideia da importância da pelve feminina para evitar doenças, e ter esse conhecimento pode ajudar tanto no diagnóstico e nas queixas levadas ao médico, quanto no tratamento e cuidados do corpo.  

Práticas diárias para fortalecer a região pélvica feminina

 
Agora que você já entendeu a importância de cuidar da pelve feminina, a boa notícia é que alguns hábitos fáceis de incluir na rotina vão te ajudar demais no fortalecimento e saúde da região. Esse é o top 3 coisas que não podem faltar:  
 

1. Exercícios de fortalecimento da pelve  

 
Os exercícios para a pelve, conhecidos também como exercícios de Kegel, são a chave para fortalecer o assoalho pélvico. Eles envolvem a contração e relaxamento dos músculos do períneo, melhorando o controle de quem sofre com escapes de xixi, por exemplo.  
 
Duas mulheres e um homem deitados em tapete realizando exercício pélvico durante treino de pilates

 

2. Manutenção de uma boa postura 

 
Esse aqui é um desafio para a maioria de nós, mas que é um diferencial e tanto! Manter uma boa postura ajuda a distribuir o peso do corpo de maneira uniforme, reduzindo a pressão sobre a cavidade pélvica, além de colaborar na prevenção do enfraquecimento do assoalho pélvico
 
Sem falar nos outros benefícios de uma boa postura, que auxilia na diminuição de dores nas costas e musculares, conservação da nossa energia corporal, além da ajudar na oxigenação e funcionamento do organismo.  
 

3. Controle do peso corporal 

 
Para quem está acima do peso saudável e suspeita da pelve feminina enfraquecida, saiba que o excesso de gordura pode contribuir para o aumento da pressão na pelve feminina, já que esse peso pode “empurrar” os órgãos da região para baixo, dificultando o funcionamento pleno deles.  
 
Ou seja, um peso ideal reduz significativamente a pressão sobre a pelve, o que mantém o assoalho pélvico fortalecido e, o principal, funcional! Nós sabemos que não se perde peso da noite para o dia, mas é uma construção diária de cuidados com o seu corpo. E não deixe de consultar o seu médico e nutricionista se estiver passando por essa fase.  
 

Benefícios das consultas regulares ao ginecologista

 
Quando o assunto é saúde, ver um especialista é o que vai te ajudar a seguir o melhor caminho. Consultas regulares ao ginecologista são fundamentais para o bem-estar da pélvis e de tudo o que envolve a região.  
 
O médico pode identificar precocemente sinais de enfraquecimento ou doenças na área, além de oferecer orientações sobre como cuidar da pelve feminina.  
 
No geral, trabalhar esses cuidados diários de fortalecimento da pelve feminina, aliados a um um estilo de vida saudável pode sim prevenir muitas doenças indesejadas. Se você não quer ter vontade de fazer xixi toda hora e passar longe da incontinência urinária, a pelve precisa de atenção.  
 
E isso também vale para quem já sofre de alguma incontinência, pois o fortalecimento da região pode diminuir a frequência dos escapes e te dar mais segurança e qualidade de vida.