Sobre a incontinência

Escape de xixi na gravidez é normal! Entenda as suas razões e como lidar com essa condição

Escape de xixi na gravidez é normal! Entenda as suas razões e como lidar com essa condição

A  gravidez é um dos momentos na vida de uma mulher onde o corpo e mente passam por inúmeras transformações, não é? A cada semana de gestação descobrimos novas sensações, sentimentos e condições que, até então, nunca havíamos passado.

Dentre elas, podemos citar o aumento do apetite, o inchaço em determinadas regiões do corpo, o aparecimento de acne, estrias etc. As diversas idas ao banheiro ao longo do dia também passam a fazer parte da gestação, porém, em um dado momento, muitas gestantes se deparam com uma situação bastante inesperada: os escapes de xixi.

Algumas mulheres relatam que o simples fato de agachar, tossir ou dar risada, faz com que algumas gotas ou até pequenos jatos de urina escapem e que, junto com eles, um desconforto muito grande se faz presente.

Saiba que este acontecimento, embora possa causar insegurança e constrangimento, é absolutamente normal e que sua qualidade de vida não precisa ser prejudicada.

Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia, 40% das grávidas apresentam incontinência urinária. Geralmente, ela acontece no final da gestação, quando há uma compressão maior do útero sobre a bexiga. 

 

A incontinência urinária durante o período gestacional é dividida em 3 formas:

  • Esforço: quando os escapes de xixi acontecem através do esforço abdominal (tossir, rir, espirrar, pegar peso etc.);
  • Urgência: a perda de xixi acontece quando há uma vontade súbita de urinar, não dando tempo de chegar até o banheiro;
  • Mista: quando o escape acontece simultaneamente, devido ao esforço e à urgência.

Com base nestas informações, temos a certeza de que muitas gravidinhas de plantão estão mais aliviadas por descobrirem que não estão sozinhas!

A questão agora é: como deixar os escapes de xixi menos desconfortantes?

Separamos algumas dicas que poderão ajudá-la durante este período:

 

  1. Fisioterapia pélvica e pilates: muitos obstetras indicam a prática de exercícios que auxiliem a gestante no trabalho da musculatura pélvica. Com o fortalecimento deste músculo, existe um controle maior dos escapes de xixi. É importante que o seu médico indique qual atividade é mais viável para você.

  2. Cuide bem da saúde: se você tem problemas respiratórios, é fumante ou fica resfriada com frequência, podemos deduzir que o ato de tossir e espirrar faz parte do seu dia a dia. Cuide da sua saúde e busque tratamentos que possam auxiliá-la na redução desses sintomas.

  3. Use o produto correto: você sabia que os absorventes comuns (utilizados durante os períodos menstruais) não possuem a mesma absorção/contenção de odor no caso de escapes de urina? Os protetores e absorventes Plenitud auxiliam nessa fase para que você se sinta mais confiante e despreocupada.

  4. Controle de peso: como os escapes de xixi na gravidez são causados, em sua grande maioria, devido à pressão do útero na bexiga, o acompanhamento do peso é muito importante. Pois, além de impactar na sua saúde e na do seu bebê, o sobrepeso pode aumentar as ocorrências de incontinência urinária.

No mais, curta esta fase mágica e mantenha sua saúde em dia.