Nutrição

Entenda a importância de manter o percentual de gordura equilibrado para a sua saúde

9 Dec, 2024
percentual-de-gordura

Conheça as ferramentas para calcular o percentual de gordura e estratégias para diminuir o excesso dela.

O percentual de gordura é um dos principais mecanismos para medir a saúde do nosso corpo e, com o passar dos anos, o nosso metabolismo sofre mudanças significativas, então é preciso ficar ainda mais atenta a esse número para prevenir doenças e viver uma vida plena e saudável.

Para você entender melhor o que é um bom percentual de gordura feminino, como medir esse número e várias práticas para mantê-lo equilibrado, nós te contamos tudo sobre o percentual de gordura feminino aqui!

 

O que é um bom percentual de gordura corporal?

 

Um bom percentual de gordura é muito relativo, pois varia conforme a idade e o gênero da pessoa. Por sinal, esses são alguns dos parâmetros para definir o percentual. Então, por exemplo, para mulheres com mais de 40 anos, um percentual de gordura ideal pode variar entre 21% e 33%.

Esse intervalo é considerado saudável, pois mantém o corpo funcionando de maneira eficiente, reduzindo o risco de doenças crônicas e promovendo uma boa qualidade de vida.

Mas, na prática, a melhor pessoa para fazer esse cálculo e definir o seu percentual ideal é um nutricionista. Esse profissional tem uma série de ferramentas para saber essa informação e definir as melhores estratégias para diminuir a gordura corporal se for necessário.

 

Como saber o meu percentual de gordura?

 

Dentre essas ferramentas utilizadas pelos nutricionistas, esses são os métodos mais comuns para descobrir o seu percentual:

 

  • Bioimpedância: é uma máquina, como se fosse uma balança, que usa um dispositivo que envia uma corrente elétrica de baixa intensidade pelo corpo para medir a resistência do tecido corporal;
  • Plicometria: o nutricionista utiliza um medidor de dobras cutâneas para medir a espessura da gordura subcutânea em várias partes do corpo e chegar ao percentual;
  • Densitometria por DEXA: um exame de imagem que avalia a composição corporal com alta precisão;
  • Pesagem Hidrostática: mede a densidade corporal embaixo d'água para calcular a porcentagem de gordura.

 

Esses métodos variam em precisão e acessibilidade, mas todos podem fornecer uma boa estimativa do percentual de gordura feminino e te guiar para cuidar da saúde como um todo.

Riscos originados do excesso e do baixo percentual de gordura corporal

 

Quem acha que um percentual baixo demais é a meta para uma vida saudável, está enganado. Na verdade, a melhor opção é o equilíbrio, nem tão alto, nem tão baixo, mas na média de acordo com o seu peso, altura e sexo.

Dá uma olhada em alguns problemas de saúde que podem ser desenvolvidos caso o seu percentual de gordura estiver fora dos parâmetros:

 

Riscos de um percentual de gordura alto

 

O excesso de gordura corporal está associado a um aumento do risco de várias condições, incluindo:

 

  • Doenças cardiovasculares;
  • Diabetes tipo 2;
  • Hipertensão;
  • Problemas articulares;
  • Certos tipos de câncer.

 

Riscos de um percentual de gordura muito baixo

 

Ter um percentual de gordura muito baixo também pode ser prejudicial, causando problemas como:

 

  • Desequilíbrios hormonais;
  • Diminuição da densidade óssea, aumentando o risco de osteoporose;
  • Redução da função imunológica;
  • Problemas de fertilidade.

 

Como manter o percentual de gordura corporal equilibrado?

 

Se o equilíbrio é o segredo, como manter o percentual de gordura corporal ideal? Isso envolve uma combinação de fatores, que incluem uma alimentação mais saudável, exercícios físicos e hábitos de vida positivos. Veja no detalhe:

 

  • Dieta balanceada: priorize alimentos ricos em nutrientes, como frutas, vegetais, proteínas magras e gorduras saudáveis. Passe longe dos ultraprocessados, frituras e afins. Comer uma vez ou outra não tem problema algum, mas todo dia pode impactar bastante no seu percentual;
  • Exercício físico: combine exercícios aeróbicos com treinamento de força para aumentar a queima de gordura e manter a massa muscular;
  • Hidratação: mantenha seu corpo hidratado e beba água ao longo do dia para o seu metabolismo funcionar melhor;
  • Sono de qualidade: o descanso é indispensável para a recuperação muscular e manutenção do peso;
  • Gestão do estresse: práticas como ioga e meditação podem ajudar a reduzir os níveis de cortisol, um hormônio que pode promover o armazenamento de gordura.

 

Mulher sorrindo durante execução de exercícios com dois halteres na mão

 

Se a sua dúvida é sobre como reduzir o percentual de gordura, mesclar todas essas estratégias são muito importantes para chegar no resultado desejado. Lembre-se de monitorar o processo ao longo do tempo para observar as conquistas. Mas de cara, já te dizemos que você se sentirá muito melhor!

 

Benefícios de manter um percentual de gordura equilibrado

 

Quem diminuiu o percentual de gordura já percebe no próprio corpo (e no resultado dos exames de rotina) como essa conta impacta na saúde. Listamos 5 benefícios para te incentivar nessa jornada:

 

  1. Melhor saúde cardiovascular: redução do risco de doenças cardíacas;
  2. Controle do diabetes: melhora na sensibilidade à insulina e controle do açúcar no sangue;
  3. Saúde mental: aumento da autoestima e redução do risco de depressão;
  4. Maior mobilidade: melhoria na função articular e redução da dor;
  5. Longevidade: aumento da expectativa de vida.

 

Como calcular percentual de gordura?

 

Existem muitos aplicativos para calcular percentual de gordura a partir da medição do corpo com fitas e demais informações com relação ao peso, altura, sexo etc. Entretanto, esses resultados nem sempre te darão uma resposta precisa.

Além do percentual de gordura, é necessário avaliar todo o contexto da saúde da pessoa. Por isso, é tão importante realizar essa análise com um profissional da saúde, que além de trazer resultados mais certeiros, já vai te guiar com estratégias caso o resultado esteja desequilibrado.

E se não está do jeito que deveria, vamos mudar esse cenário. Não pense que você vai precisar fazer uma dieta maluca ou emagrecer muitos quilos, pois pessoas consideradas magras também podem ter um percentual de gordura alto.

A melhor escolha é seguir com uma abordagem consciente, equilibrada e, o mais importante, executável.

Manter o percentual de gordura corporal equilibrado é essencial para a saúde e bem-estar, especialmente para mulheres que estão em fase de menopausa ou com idade avançada. Com a abordagem certa, é possível alcançar e manter um bom nível de gordura corporal, garantindo uma vida mais ativa e saudável.