Diferenças entre menopausa e andropausa
Diferenças entre menopausa e andropausa
Ena Victoria Ramírez
Atualmente, a medicina avançada do gênero, reconhece a diferença entre a saúde de homens e mulheres.
Dentro deste contexto, a menopausa ocorre quando o ovário deixa de produzir óvulos, há baixo estrogênio e a menstruação cessa (é um processo súbito e produz infertilidade). Já a andropausa, é definida como baixa na quantidade de testosterona, os sintomas são apresentados gradual e progressivamente (não produz infertilidade, é um processo lento e em geral mais tardio).
A menopausa ocorre em todas as mulheres, enquanto a andropausa pode passar despercebida em muitos homens. O termo andropausa não é um termo adequado para descrever a deterioração da saúde masculina conceitualmente, portanto, não há "andropausa", pois há um declínio hormonal progressivo com manifestação clínica denominada hipogonadismo.
Sendo assim, outros termos foram levantados, como o "início tardio do hipogonadismo" (sigla LOH em inglês), que identifica a síndrome clínica e bioquímica associada ao envelhecimento e caracterizada por sintomas típicos, e como dissemos há uma deficiência de testosterona, que pode resultar em prejuízo significativo para a qualidade de vida.
Esta síndrome é caracterizada em princípio por:
- Diminuição do desejo sexual
- Mudanças no humor
- Diminuição da atividade intelectual.
- Distúrbios no sonho.
- Diminuição da massa muscular.
- Aumento do tecido adiposo visceral
- Diminuição da densidade óssea
Assim como na andropausa, existindo diminuição da libido, apresenta-se diminuição na qualidade das ereções, na menopausa há maior taxa de disfunção sexual do que na pré-menopausa.
Muitas vezes, esse estágio acaba sendo mais desconfortável, pois pode ser acompanhado de incontinência urinária, razão pela qual o Plenitud administra uma linha de proteção para adultos ativos, que o ajudará a se sentir muito mais fresco e protegido.