Saúde
Como tratar a irritação vaginal em mulheres
22 Mar, 2009
Como tratar a irritação vaginal em mulheres
Autora: Ena Victoria Ramírez Peñuela
Quando existe incontinência urinária, a urina que entra em contato com a pele da vulva pode causar aquele ardor horrível, coceira e até ressecamento na região. Por isso, selecionamos algumas dicas para te ajudar a lidar com os incômodos durante o tratamento dos sintomas dos escapes de urina. Veja abaixo:
- Use protetores diários e absorventes Plenitud® desenvolvidos especialmente para absorver urina, te mantendo seca e segura.
- Troque de absorvente quando necessário e, se possível, lave a área genital com água morna entre um incidente e outro, mantendo a área sempre seca.
- Talco, pó ou desodorante para disfarçar o odor podem te dar alergia, sabia? Essa região é sensível, então cuidado com o que passa nela.
- Use uma calcinha composta por tecidos 90-100% algodão para a área respirar.
- Lave as peças íntimas com sabão neutro ou sabão de coco, por exemplo.
- Utilize apenas água corrente para lavar as partes íntimas. A vagina, em condições ideais de saúde – boa alimentação e prática de atividade física – se autorregula. Mas, o sabonete é uma opção para ajudar na higienização. Na hora de escolher o tipo, vale levar em conta os aspectos que o tornam seguro. Entre eles está a ausência de corantes e perfumes e pH próximo do neutro. Para maiores informações a respeito da higienização das partes íntimas consulte seu ginecologista.
- Não use roupas muito justas ou meia calça, elas podem forçar os órgãos do assoalho pélvico e contribuir para o agravamento do quadro.
Caso a irritação da vagina já esteja instalada:
- Use roupas leves e largas e, na maior parte do tempo, fique sem calcinha para ventilação da região íntima. O uso das roupas íntimas colabora para criação de bactérias.
- Panos umedecidos com água gelada ajudam a aliviar os sintomas. Seque bem a área íntima antes de se vestir.
- Nunca lave as partes íntimas com sabonete comum, opte por opções de sabonetes com pH próximo do neutro e sem perfume.
- Use cremes à base de calêndula ou aloe vera pelo menos 4 vezes ao dia. Se não for suficiente utilize cremes que contenham em sua composição óxido de zinco, usados para tratar assaduras em bebês.
Se, apesar dessas medidas, a irritação continuar, consulte um ginecologista, pois há chances de se tratar de um quadro de infecção por fungos e bactérias. Essas dicas simples, ao se tornarem uma rotina, te ajudam a passar por essa fase livre de dores ou desconfortos.