Já ouviu falar no pubococcígeo? Descubra a importância do músculo para o assoalho pélvico
Veja também 5 exercícios fáceis para fortalecer o músculo pubococcígeo
O músculo pubococcígeo, também conhecido como músculo PC, faz parte do assoalho pélvico e é muito importante para a saúde da região. O nome parece complicado, mas para mulheres que sofrem com incontinência urinária, fortalecê-lo pode fazer a diferença nos sintomas e aumentar muito a qualidade de vida.
Mas, se você não faz ideia de como fortalecer o pubococcígeo, não se preocupe. Nós te contamos aqui quais são as principais funções dele, sua importância e os melhores exercícios para deixá-lo mais forte.
O que é o músculo pubococcígeo?
O músculo pubococcígeo é parte do grupo de músculos que compõem o assoalho pélvico. Ele se estende do osso púbico ao cóccix, formando uma espécie de rede que suporta os órgãos pélvicos, como a bexiga, o útero e o reto.
Também é responsável por várias funções vitais relacionadas à micção, defecação e sexualidade.
Quais as funções do músculo pubococcígeo?
Já percebeu que, só pela sustentação dos órgãos, o pubococcígeo já tem uma função e tanto. Mas não para por aí, veja a lista completa:
- Suporte dos órgãos pélvicos: ajuda a manter a bexiga, o útero e o reto em posição adequada;
- Controle da micção e defecação: auxilia no controle da saída de urina e fezes;
- Função sexual: contribui para o prazer sexual e para o controle das contrações durante o orgasmo;
- Estabilidade pélvica: ajuda a estabilizar a região pélvica, prevenindo problemas como a incontinência urinária.
Entenda a importância do músculo pubococcígeo para a saúde pélvica
O fortalecimento do assoalho pélvico, especialmente do músculo pubococcígeo, é um ato de prevenção. Um músculo PC bem fortalecido pode ser determinante para evitar ou controlar uma incontinência urinária, além de oferecer suporte adequado aos órgãos pélvicos, evitando prolapsos.
Doenças ocasionadas pela fraqueza do pubococcígeo
A fraqueza do músculo pubococcígeo pode levar a várias doenças e condições, veja a lista:
- Incontinência urinária: dificuldade em controlar a urina, comum após o parto ou na menopausa;
- Prolapso de órgãos pélvicos: queda ou deslocamento de órgãos como a bexiga e o útero devido à falta de suporte;
- Disfunções sexuais: diminuição do prazer sexual e dificuldades com o orgasmo;
- Incontinência fecal: perda de controle sobre a evacuação.
5 exercícios para fortalecer o músculo pubococcígeo
Você deve ter percebido a importância do pubococcígeo para o nosso corpo, e alguns exercícios podem ajudar bastante a fortalecer o assoalho pélvico e evitar todas aquelas doenças que listamos aqui.
Mas afinal, como exercitar o músculo pubococcígeo? A a melhor parte é que são exercícios simples, que você consegue fazer em casa. Olha só:
- Exercícios de Kegel: contraia os músculos pélvicos como se estivesse interrompendo o fluxo de urina. Mantenha por 5 segundos e relaxe;
- Pontes: deite-se de costas, com os joelhos dobrados e os pés no chão. Levante os quadris enquanto contrai os músculos pélvicos. Mantenha por alguns segundos e desça lentamente;
- Agachamentos: além de fortalecer as pernas, os agachamentos ajudam a fortalecer os músculos pélvicos;
- Elevadores de perna: deite-se de lado e levante uma perna enquanto contrai os músculos pélvicos. Repita de ambos os lados;
- Exercícios com bola de Pilates: sentada em uma bola de Pilates, realize movimentos pélvicos circulares enquanto contrai o músculo pubococcígeo.
Pode ter certeza de que a saúde do seu assoalho pélvico pode mudar se você incluir esses exercícios no seu dia a dia. E se você já sofre com alguma condição que envolva a região, como é o caso da incontinência urinária, os exercícios também podem ajudar a aliviar os sintomas, vale o teste!