5 Mudanças simples no estilo de vida para melhorar a incontinência urinária
5 Mudanças simples no estilo de vida para melhorar a incontinência urinária
Se alguém te dissesse que existem passos simples que minimizam a incontinência urinária, você provavelmente seguiria, não é mesmo?! Estamos aqui para que você saiba que esses passos existem e para que possamos abordá-los. O sucesso no controle da incontinência pode ser tão simples quanto realizar pequenas mudanças em sua rotina. A seguir, cinco hábitos que você pode começar a praticar hoje mesmo:
Evite a cafeína
Café, chá, refrigerantes e chocolate podem irritar a bexiga. Como a cafeína também é um diurético, ela pode fazer com que seu organismo produza quantidades elevadas de urina, sobrecarregando a bexiga. Considere eliminar bebidas e alimentos que contenham cafeína ou substituir por produtos descafeinados. Se pra você é um desafio eliminar os produtos cafeinados de uma vez, tente não beber mais do que duas xícaras de líquidos cafeinados por dia.
Limite seu consumo de álcool
Cerveja, vinho e licor são todos diuréticos que fazem a bexiga encher rapidamente, exigindo que se esvazie com urgência. Além disso, o álcool prejudica o sinal entre a bexiga e o cérebro, interferindo no controle da bexiga e aumentando o risco de acidentes. Limite o consumo de álcool ou evite completamente.
Pratique os exercícios de Kegel
Os exercícios de Kegel são pequenos movimentos estratégicos que, quando realizados corretamente, podem fortalecer os músculos do assoalho pélvico para manter ou aumentar o controle da bexiga. Para realizar os exercícios de Kegel, contraia os músculos que você usa para interromper o fluxo de urina. Segure a contração por três segundos e em seguida relaxe por três segundos. Repita de oito a dez vezes. Você pode fazer os exercícios de Kegel qualquer hora e lugar.
Perca alguns quilos
Ter alguns quilos a mais pode ter um efeito negativo na saúde da sua bexiga. Estar acima do peso pode pressionar a bexiga e os músculos próximos, contribuindo ainda mais para a incontinência urinária. Perdas de peso de apenas 5 a 10 por cento podem melhorar o funcionamento da bexiga.
Continue consumindo água
Muitas pessoas com perda de urina têm a impressão errada de que a redução da ingestão de líquidos pode diminuir a incontinência urinária. Na verdade, o oposto pode acontecer. A diminuição de líquidos pode levar à desidratação e, por sua vez, à constipação, que pode contribuir para a incontinência urinária. Além disso, quando você bebe menos água, sua urina fica mais concentrada e pode irritar o revestimento da uretra e da bexiga. Beber muita água é um elemento importante no controle da bexiga, por isso beba pelo menos 1,5 litro de água por o dia.
Simplifique e siga avançando
Pequenas mudanças podem gerar grandes resultados no sucesso do controle da bexiga e no seu nível de aproveitamento do dia a dia.